segunda-feira, 17 de março de 2008

A POLITICA DO ‘CHERNE’!!! DE NOVO?…

“COAST TO COAST”

A POLITICA DO ‘CHERNE’!!! DE NOVO?…

A ilustre esposa do Presidente (José Manuel Durão Barroso) da Comissão Européia, Margarida Sousa Uva, volta não volta surpreende-nos a todos, com as suas brilhantes tiradas...
Na passada terça-feira, esta muito ilustre senhora, que já conhecíamos anteriormente como especialista em declamação de poesia, e na analise da qualidade de certas espécies de peixes, nomeadamente o “Cherne”, veio, não se sabe muito bem em que qualidade, (se na de esposa do Presidente da Comissão Européia; se noutra qualquer, para além de mãe), afirmar á margem do ‘Segundo Encontro Europeu dos Direitos das Crianças’ realizado em Bruxelas, que: “falta vontade política nos 27 estados membros para criar um sistema de alerta eficaz para o desaparecimento de crianças”.
A agência Lusa, que não gosta de perder pitada de todo e qualquer simples “coco que caia de um; qualquer coqueiro”, desde logo conseguiu fazer daquela afirmação, uma noticia, que é muito importante sem duvida, mas que não nos traz nada de novidade, pois isso (a falta de vontade dos Estados Membros da Europa, confederada, na resolução desse e de outros importantes problemas da sociedade) todos nos já sabíamos.
O que nós desconhecíamos era que; a Senhora D. Margarida Uva, considera que; o mecanismo de alerta que está definido para países membros como a Alemanha, França e Reino Unido, é no seu entendimento aplicado, com muito sucesso, e que até Portugal devia adotar o mesmo mecanismo.
Ora bolas! Bolas e mais Bolas!!! Dona...
Dona Margarida Uva, se já não bastasse a sua linda declaração de amor, no cimo do palanque de um comício de campanha, com o “tratado do Cherne”, ainda nos quer agora vir daí de Bruxelas impingir, aquilo que de mau os outros aplicam lá por fora.. e que, diga-se, não tem nada que ver com a nossa realidade, ainda provinciana e nalguns casos, felizmente tacanha.
Traga-nos sim o que de bom e útil nos possa servir, para alguma coisa, pois; (porcaria a mais já nós temos, por cá. Cá dentro do nosso ‘retângulozito). E o seu ilustre esposo, até contribuiu alguma ‘coisita’ para isso, antes de apanhar com as duas mãos o’ tachito’ da CE (que lhe caiu dos céus aos trambolhões, e no momento certo), ai em Bruxelas.
Então a Senhora que lê tanto?!
A Senhora que declama tanto?!
A Senhora que agora fala com tantas cabecinhas pensadoras (ai na capital das capitais dos reinos da Europa, da quem e de além mar...), será que só tem cabeça para decorar e declamar poesias?
Será que a sua ilustre cabecinha pensadora, não consegue produzir nada de aproveitável e útil cá para a ‘Aldeia Lusa’, quando decide abrir a sua linda e sensual boca para dizer alguma coisa?
Olhe lá Vossa Excelência, (primeira dama da Europa) para os números. Para os números que a Senhora até divulgou, (com essa sua voz poética de mel) e veja se realmente esse sistema e esses resultados finais nos interessam para alguma coisa:
Pense lá se realmente vale a pena andar a copiar a “Merda” que os outros inventam e fazem... e muitas vezes nos tentam impingir, umas vezes á força, outras subtilmente.
Os números valem o que valem, mas com esse tal de sistema, que Vossa Excelência, considera a oitava maravilha do Mundo a (Não) funcionar, desapareceram; uma média de; 100 crianças por dia na França e no Reino Unido uma em cada cinco minutos.
Incríveis estes números, sem qualquer duvida.
Baseado nos números de há um ano, (Ano de 2007) é bom que se saiba que os mesmos apontam oficialmente para 70.000 crianças desaparecidas no Reino Unido, 50.000 na Alemanha, 39.000 em França, 8.400 em Espanha, 1.600 na Áustria, 1.250 na Irlanda, 1.100 em Itália, 500 na Grécia.
Em Portugal, (pobre e esquecida aldeia, de cerca de 12 milhões de habitantes, perdida no litoral atlântico, onde cada vez mais o que conta é turismo e prestação de serviços) que não tem esse tal de sistema maravilha a funcionar, 725 crianças (incluindo a famosa Maddie, que para todos os efeitos é; mais do que simplesmente mais um simples desaparecimento, mas sim já um caso diplomático, político e até ao mais alto nivel da CE, pois se não fora a influencia que o Reino Unido mantêm na Europa e em Portugal, e já as nossa (pobres autoridades) tinham conseguido oficialmente esclarecer toda a situação) foram então, em 2007, contabilizadas oficialmente como desaparecidas.
Direi eu que considero, pessoalmente, 725 crianças muito, um número muitíssimo elevado, para além de que talvez mais umas quantas tenham desaparecido, sem constar das estatísticas oficiais.
Digo também que; não nos surgem para comparação, os números e estatísticas oficiais, que indicam quantas destas 725 crianças voltaram a aparecer. E que razões levaram ao seu desaparecimento, (como no caso Maddie: Um caso que aponta claramente; face a toda a prova produzida pelas autoridades portuguesas, com o auxilio, e os resultados dos meios mais avançados da Europa. Incluindo os resultados de analises laboratoriais que vieram do próprio Reino Unido, e que apontam para um mais do que claro envolvimento familiar, e que deviam permitir a passagem direta do caso Maddie, da estatistica dos desaparecimentos para a estatística dos homicídios) para assim se tentar entender e; poder fazer um trabalho de base, com vista a obter resultados palpáveis no médio prazo, no sentido de extinguir ou pelo menos reduzir estes números, a níveis mínimos, e aceitáveis, se é que um assunto destes pode ter números e % aceitáveis.
Estes números, apresentados acima, são, no entanto, oficiais, e referentes ao ano de 2007, portanto fresquinhos no nosso conhecimento e na nossa memória.
Assim sendo:
Dona Margarida Uva, tenha lá paciência, e do mal o menos, deixe lá a gente sem esse tal de sistema maravilha que nos quer vender..., (ou que alguém lhe tentou mandar impingir-nos), até que se engendre outro melhor, que até prova em contrario, ainda é; o dos pais serem mais responsáveis e responsabilizados para com os filhos.
E ao mesmo tempo; o Estado deveria assumir mais e melhores responsabilidades; na segurança publica, das crianças e de todos nós, por que:
Aquilo que realmente a Senhora nos deveria tentar explicar era:
Porque será que nos Países onde esse tal de sistema maravilha está implementado, (e o seu esposo foi 1º Ministro aqui da Lusa Pátria e afinal o que realmente fez nesse aspecto? Que se saiba, ele nada, vezes nada, mas outros tentaram...) Alemanha, França e Reino Unido, (Maddie é, digo quase de certeza era, Inglesa e desapareceu?? em solo português.), (Mas com tantas viagens dos pais, Ingleses, a Espanha, em datas religiosamente certas, lá para a crença deles, até que a solução possa estar lá, na zona de Huelva... devidamente enterrada, ou quem sabe se a Virgem Del Rocio, ou o Padre da Capela da Luz de Lagos, sabem de alguma coisa?...) são precisamente os Países onde desaparecem mais crianças???
Será que a Dona Margarida, mesmo não sendo a dona da verdade, porque ninguém na realidade o é, nos pode explicar; isto tudo?
Por mim, acho que os pais cada vez devem ser mais pais, no verdadeiro sentido das palavras PAI e MÃE e FAMILIA no seu todo, e o Estado cada vez (utilizando, diria gerindo, o dinheiro dos nossos impostos, que é o dinheiro de todos, ou seja governados e governantes...) deve olhar mais para os cidadãos (não como simples números; não como simples %,; mas sim como: pessoas humanas com quem têm que contar, tanto no momento de pagar como no momento de receber... e verdade se diga que os portugueses pagam muito mais do que % recebem, mas mesmo assim lá vão cantando, recitando poesia, e rindo...) que direta e indiretamente ajuda a formar; defender e, sobretudo, educar...

‘João Massapina – 04-03-2008’

Nenhum comentário: