segunda-feira, 12 de abril de 2010

A MAIÊUTICA DO COTIDIANO

Maiêutica é um método criado por Sócrates com o objetivo de separar a verdade da aparência. Utilizando o raciocínio indutivo – que parte do particular para o geral – serve-se da indagação sistemática que permite a pessoa questionada atingir o conhecimento, por si mesma. É um processo que faz o homem parir idéias. Tal temática é desenvolvida no livro “Teeteto”, de Platão.
Num quotidiano marcado pela imediatidade, pelo efêmero, pela individualidade, pela representação e prelo espetáculo é possível que algumas pessoas associem a Academia de Platão a um local destinado a práticas desportivas para o adestramento do corpo. Numa temerosa analogia ouso afirmar que, quem assim pensa, não está totalmente errado. A Academia platônica também se destinava a um tipo de treinamento, o do espírito.
Neste inicio de milênio, a ciência dessacraliza arraigadas concepções religiosas, rompe com dogmas e introjeta novas formas de pensar e de agir. Falar, em tal contexto, sobre a ironia socrática, a dialética platônica ou a metafísica aristotélica parece ser um exercício para aqueles que, mesmo não tendo sapatos de anjo,insistem em andar nas nuvens.

‘Josinaldo Malaquias’

Nenhum comentário: