sexta-feira, 1 de julho de 2011

Viajar de Paris a Nova Iorque em apenas 1h45

Sonic Star: Avião mais rápido do mundo apresentado em Paris

Protótipo deverá iniciar voos experimentais em 2014.
Protótipo deverá iniciar voos experimentais em 2014.
O Sonic Star é o avião mais rápido do mundo e foi recentemente revelado ao público no Musée de L'Air et de L'Espace, no Aeroporto de Paris, Le Bourget. Pode fazer a ligação entre Paris e Nova Iorque em apenas 1h45, ultrapassando “duas vezes” o seu polémico antecessor, o Concorde – que precisava de 3h45 para o mesmo trajecto.

Os técnicos da HyperMach, aqui apresentado pela Aerospace Industries, garantiram mesmo, durante a 49ª Feira Internacional de Aviação, que pode dar a volta ao mundo em apenas cinco horas e que é possível ver a curvatura da Terra durante um voo. Este revolucionário modelo tecnológico funcionará com baixo consumo de combustível, o que contribuiu para o bem-estar ambiental e económico, relativamente a outros meios de transporte aéreos (que percorrem a mesma distância).
Ainda não se sabe qual será o valor para viajar neste primeiro avião híbrido a alta velocidade supersónica. No entanto, sabe-se que apenas estará reservado para uma pequena elite, já que não será um avião de linha, mas uma espécie de jacto privado com capacidade para transportar 20 pessoas. O SonicStar dispõe de luxuosas instalações e irá gerar uma quantidade massiva de energia eléctrica usando as propriedades electromagnéticas das turbinas.

Desde o desaparecimento do Concorde, em 2003, vários engenheiros tentaram conseguir recriar carburadores económicos de alta velocidade. A empresa a cargo do projecto anunciou que o supersónico atingirá Mach 3,5 – uma velocidade suficiente para viajar entre Nova Iorque e Sidney em pouco mais de quatro horas.

O único problema é que o sucessor do Concorde só deverá estar em condições de cruzar os ares dentro de dez anos, por volta de Junho de 2021. Contudo, o primeiro protótipo deverá iniciar voos experimentais em 2014.

Nenhum comentário: