segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jogo de computador ensina como tomar decisões melhores

Jogo da decisão
Cientistas irlandeses desenvolveram um jogo de computador projetado para ajudar as pessoas a melhorarem as habilidades de tomada de decisão em todos os aspectos da vida.
A equipe da Universidade Queen's, de Belfaste, desenvolveu um protótipo que pode ser incluído pelos fabricantes comerciais de jogos em seus próprios games, transformando-os em uma ferramenta de e-learning - ou treinamento à distância - para profissionais e para o público em geral.
Como alternativa, algumas das características do novo jogo podem ser incorporadas em jogos de computador já existentes e que tenham um elemento de estratégia.
Como tomar melhores decisões
A estratégia adotada para desenvolver um jogo para ajudar a tomar melhores decisões é a de dar às pessoas a capacidade de reconhecer e fazer concessões às suas próprias opiniões subjetivas e até mesmo aos seus preconceitos, tentando avaliar com precisão as incertezas subjacentes às suas decisões e às consequências dessas decisões.
Por exemplo: imagine que você está atrasado para pegar o ônibus. Você será capaz de pegá-lo se correr? Ou tudo o que conseguirá será estresse, cansaço e esforço desperdiçado?
Para maximizar suas chances de tomar a decisão correta, você precisará levar em conta todas as informações disponíveis - e essas informações podem mudar a cada instante.
Mas também ajuda se, usando essas informações, você tentar fazer uma avaliação das suas reais possibilidades.
Isso dará resultados mais precisos se for levado em conta a forma como você tende a interpretar tais informações, com base nas suas experiências anteriores - por exemplo, talvez você saiba que costuma ter excesso de confiança ou falta de confiança em si mesmo em situações semelhantes.
Da mesma forma, o jogo ensina às pessoas a levar em conta as suas incertezas e aprender com a experiência, mesmo quando confrontadas com escolhas simples.
Habilidades de tomada de decisão
No futuro, jogos como esse, ou desenvolvidos a partir desse código inicial, poderão ser usados para fins educativos e de entretenimento, ou pelos setores público e privado, a fim de melhorar as habilidades de tomada de decisão, seja no trabalho, na escola ou no dia-a-dia.
"O jogo que desenvolvemos é uma ferramenta de pesquisa que está permitindo que descubramos mais sobre os processos de pensamento e os mecanismos psicológicos envolvidos na tomada de decisões", afirmou Jyldyz Tabyldy, um dos idealizadores do projeto.

"Diario da Saude"

Nenhum comentário: