terça-feira, 25 de maio de 2010

Portugal é assim...

· Estádios de futebol, hoje às moscas,
· TGV,
· novo aeroporto,
· nova ponte,
· auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
· etc. etc.


A quem na verdade serve tudo isto?


PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM


A QUEM VAI SERVIR O TGV ...


1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E .. CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VAO FINANCIAR A OBRA ...



OS PORTUGUESES FICARAO - UMA VEZ MAIS

- ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !




Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por nao ser tao luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Nao fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se nao os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criaçao de riqueza.


A resposta está na excelência das suas escolas,

· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.




Percebe-se bem porque nao

· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adequado a países de dimensao continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressao de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensoes a países vizinhos).



É por razões de sensatez que nao o encontramos


· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhoesde euros nao trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que, dado ser um projecto praticamente nao financiado pela Uniao Europeia,ser um presente envenenado para várias geraçoes de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vao ter de pagar.



Com 7,5 mil milhoes de euros podem construir-se:


- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituamas mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhoes de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhao de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhao de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhoes de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitaçao de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposiçao contrapor.

Nenhum comentário: