segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CAIM

José Saramago continua, a sua irreverência, com o novo livro "Caim".
-
O laureado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998, continua a dar espectáculo e como fonte, inesgotável, de inspiração, a Bíblia.
O escritor não se acredita em Deus e este foi inventado pelo homem.
Em verdade, aqui, eu concordo, dado que existem milhares de deuses, no planeta terra e cada etnia foi inventando o seu Deus.

Mas o homem necessite de adorar o seu Deus, uma pedra que seja, porque sem uma adoração, o ser humano, mentalmente. não é equilibrado.
De facto os deuses, ídolos são inventados, pelo homem e, com o correr dos séculos, podem voltar em figuras mitológicas e arrastando multidões atrás deles.
Certo que à volta dos deuses, inventados, há um jogo de mentiras, de interesses, hipocrisia, sacrifícios associados ao crime.
Os deuses dos homens inventados, também são lobos vestidos na pele de cordeiros que sacrificam os cordeiros, os matam e saboreia sua carne em lautos banquetes.
Há imensos templos por este mundo adiante onde expostos estão, esculpidos na pedra, em madeira, em terracota e no barro, os deuses:
"macaco, o cão, o porco,a vaca, a serpente de uma e mais cabeças e, claro, os deuses homem e mulher".
São os deuses que homem foi inventando, porque os animais, irracionais, não inventaram os deuses.
O Deus dos animais é a natureza onde foram paridos.
O meu Deus é a natureza dos deuses inventados e de tudo vivo que nela existe, porque apareceu perfeita, não se sabe, há que milhares anos.
Os Cains e os Abeis, sempre existiram e não desaparecerão enquanto na natureza estiver no mundo e os deuses do bem e do mal, inventados, a não destruírem.
Certo será mais uma "batata" quente que José Saramago terá no bolso.
Porém é um escritor afortunado.
Se tivesse nascido há três séculos atrás já tinha sido queimado na fogueira da inquisição dos homens que inventaram os deuses.


"José Martins"

Nenhum comentário: