quinta-feira, 3 de março de 2011

Filtro inovador para purificar água em situações de emergência

Desastres naturais como cheias, tsunamis e terramotos resultam muitas vezes na propagação de doenças que derivam da escassez de água potável. Para minimizar este problema, investigadores da Universidade McGill, no Canadá, desenvolveram um filtro de papel, de baixo custo e portátil, revestido com nanopartículas de prata para ser utilizado nestes contextos de emergência.

De acordo com
Derek Gray, investigador do Departamento de Química da universidade canadiana que liderou o estudo, foi a primeira vez que se recorreu ao metal, já utilizado para combater bactérias, para limpar a água de uma forma sistemática.

Um artigo publicado no "Journal of Environmental Science & Technology" indica que a equipa de cientistas revestiu folhas de papel absorvente poroso com uma camada de 5,5 milímetros de nanopartículas de prata.

De seguida, depositaram bactérias vivas e, através de um microscópio electrónico, verificaram que, para além das nanopartículas de prática ficarem retidas no papel, o filtro é capaz de matar quase todas as bactérias e tornar a água potável, de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência de Protecção Ambiental Americana (EPA). 


Este filtro para a purificação da água não foi concebido para ser utilizado no quotidiano, mas como uma forma de prestar assistência rápida e em pequena escala em situações de emergência. Apesar de ter funcionado no laboratório,  Derek Gray alertou para a necessidade de serem feitos testes em campo.

Nenhum comentário: