sábado, 26 de setembro de 2009

O declínio das Ideias

Voto útil, uma incoerência, ou um dever de Patriotismo? O declínio das Ideias

Portugal vive há 35 anos num regime que é uma espécie de Travesti - procura dar a imagem daquilo que não é.

O Povo, saturado de ser humilhado e ofendido pelos "senhores do regime", vai sobrevivendo, ou melhor, vai-se arrastando neste enorme lamaçal de falta de moral, de incompetência, e de corrupção - o tal pântano de que Guterres falou - quando fugiu do Governo, por incompetência, certo de que conseguiria - como conseguiu - lugar mais descansado e mais lucrativo.

Vamos a votos dia 27. Num regime normal, ou talvez num regime teórico democrático parlamentar, se o mesmo fosse exequível e correcto, as gentes deveriam votar em projectos, em ideias para o desenvolvimento da sua prática, e não CONTRA IDEIAS. (Falo de uma espécie de bucolismo que por impossível, é sinistro). De facto, o que se passa, é que 35 anos passados sobre esta sinistra "aprendizagem democrática", faz-se justamente o contrário. E o contrário, chama-se VOTO ÚTIL. Na sua essência, na medida em que é um voto sem projecto puro, o VOTO ÚTIL deveria estar errado e é errado. Mas é útil, por vezes. No entanto, nas últimas décadas, temos vivido o apelo ao voto útil em vez de num programa, e temos os Portugueses praticado muitas vezes, umas de uma forma mais inteligente que outras, o voto útil, ou seja, o voto contra. Umas vezes com menos maus resultados, outras tantas com os piores.

Para mim, o voto útil no próximo dia 27, será aquele que possa contribuir para derrubar, pela incorrectamente chamada direita, o actual primeiro-ministro, e o entourage de incompetência e de corrupção que o rodeiam.

Quem praticar o tal voto útil "à direita", votará pois Manuela Ferreira Leite, para que a senhora consiga ter pelo menos o mesmo número de deputados mais um que o senhor José de Sousa, e assim possa formar governo em coligação com o CDS.

Foi esse voto útil que me levou a votar no PPD para as Europeias - mostrar aos socialistas que estavam nas urnas, em voto secreto, a ser recusados pelo Povo. E penso que funcionou. No entanto, temo que essa dinâmica anti-socialista tenha perdido força com o andar da última campanha eleitoral. E isto, porquê? Porque o Povo esquece os valores que estão em causa, porque o Povo parece gostar de ser enganado pelas demagogias eleitoralistas, enfim, custa-me a dizê-lo, porque me parece que o Povo deste País que eu amo, tem uma espécie de "queda da chinela" para o Socialismo, pendão que é dos oportunistas - ganhar dinheiro, sem trabalhar, ou se possível, discretamente roubando qualquer coisinha... Para além disso, feliz ou infelizmente, Ferreira Leite parece não ter vocação para enganar o Povo entre dois beijinhos numa feira ou num mercado qualquer, como os outros fazem. Pode ser que seja isso que de certo modo me atrai em Manuela Ferreira Leite, se é que é lícito dizer que algo nela ou no seu partido me atrai... para além da conhecida "gaffe" da interrupção da democracia por 6 meses! Seja sine-die!

Se as minha piores expectativas tiverem razão, à "direita", o demagogo e mefistofélico Sr. Portas, roubará muitos votos à Senhora Ferreira Leite.

E a Senhora Ferreira Leite, poderá não ter condições, (por pulverização de votos no CDS, e/ou porque como já afirmei infelizmente o povinho tem tendência, no seu oportunismo cínico para votar socialista), para ficar em primeiro lugar, nem que seja com um deputado a mais que os coveiros do regime, o que seria o meu desejo. Isto é, a ambição de Paulo Portas poderá conduzir-nos a mais quatro anos de socialismo e sub-desenvolvimento! Quem sabe se não com o próprio Portas, com a sede que tem de poder, coligado com os socialistas...

Parece-me bem que se cumpram estas expectativas? Na teoria, e dada a falta de apreço que sempre tive pelo PPD, parece-me bem que esse partido de barões tão corruptos como os socialistas, não tenha a vitória. Porém, será melhor que os socialistas vençam? Estou certo de que não. Por Portugal, e pela justiça. Os últimos 4 anos e meio (contados penosamente dia a dia) demonstraram à saciedade quão perniciosos e desonestos são os socialistas. E desonestos por desonestos, que venham aqueles que têm neste momento uma leader séria e competente, que tem valores, e que, se tiver força, poderá lutar pela família, pela moralidade social, pelo progresso e recuperação de Portugal.

E assim vivemos esta política de faz de conta, de não lutar por ideias, mas sim por "fugir" do rato mau... É isto aquilo a que chamam de "democracia parlamentar", regime sinistro, falso e desigual que me repugna.

E quem é o tal "rato mau"? É o governo socialista, necessariamente minoritário, com o apoio dos pró-Albaneses do Bloco de Esquerda, ou mesmo dos comunistas. Isso sim seria mau. E trata-se de um cenário que não devemos descartar. Ainda que fosse coligado com Portas, não deixaria nunca de ser um governo socialista do senhor José de Sousa do "Freeport" e da "Cova da Beira", do Magalhães da JP Sá Couto, e da MOTA ENGIL, dos casamentos entre homossexuais e do aborto, do atraso económico, e da subserviência a esse "Big brother" chamado Europa, ainda que desprezando fundos estruturais importantes, por incompetência ou má-fé!

Passamos, como disse, os Portugueses, os tempo a votar útil, sem votar em programas e ideias, sem votar em alguém que tenha uma VISÃO para Portugal. Porque votamos a fugir do "inimigo", e porque está para vir o político pós-abrilino que tenha uma visão patriótica da Nação, um verdadeiro projecto para Portugal.

Nunca escondi que sou Nacionalista, que nada tenho a ver com qualquer um destes senhores deste sinistro espectro político que vai da extrema-esquerda ao centro chamado incorrectamente de direita. Não escondo que perante notícias de um PNR recuperado e "lavado" desses tontos pró-Nazis e dos "cabeças rapadas", com uma aparente Ideologia verdadeiramente Nacional, me senti tentado a votar de acordo com a minha ideologia. Porém, a constatação da fragilidade de um programa, e as notícias de que afinal pode ser que pouco tenha mudado no PNR, associadas às sondagens que indicam a vantagem dos socialistas, levaram-me a pensar em repetir o que fiz nas Eurpeias. E mau por mau, não vou perder o meu voto no PNR ou na panaceia de uma aparente direita do CDS, procurarei antes com ele contribuir para que os socialistas não alcancem o primeiro lugar. Com ou sem sucesso.

Entre um voto "ideológico" mas não convencido ainda na bondade dos senhores do PNR, e um voto que procure afastar os criminosos que nos desgovernaram e nos conduziram ao abismo em maioria absoluta na última legislatura, prefiro procurar contribuir para "apear" estes últimos do poder. Assim sendo, pela segunda vez na minha vida, vou votar`"à esquerda". Com pena minha, vou votar no PPD. Em nome de uma possível recuperação de Portugal. Em nome do meu "egoísmo" lícito de poder ver, no domingo à noite nas televisões, a cara triste e derrotada do hipócrita primeiro ministro, o Bacharel em engenharia José de Sousa. Se isso não acontecer, que Nossa Senhora de Fátima olhe pela nossa Pátria, que os homens não conseguem! Que alguém se lembre de fazer um Golpe de Estado. Viva Portugal!


António de Oliveira Martins - Lisboa

Nenhum comentário: